Respiração – Benefícios de uma Respiração Correta

Talvez você não tenha consciência do que vou dizer agora, mas a respiração é muito importante para a nossa saúde física, mental e emocional.

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Federal Paulista (Unifesp), a respiração correta, com o diafragma, melhora a qualidade de vida, reduz a ansiedade, pressão arterial, depressão e diabetes.

Antes de continuarmos, eu tenho uma pergunta para lhe fazer refletir…
Como está a sua respiração durante o dia? Você tem respirado superficialmente ou profundamente?

Respiração Superficial

Eu não sei qual foi a sua resposta em relação à respiração superficial e profunda, mas sei que nos deparamos com um problema…
Quase 100% do nosso dia a dia é repleto de ansiedade e estresse, por isso, fazemos a respiração superficial, somente com a parte de cima do peito, e não o processo de respiração completo, que é através do diafragma, que fica na região do abdômen.

Respiração Correta- Respire Fundo

respire-fundo

Quando passamos por momentos de agitação e tensão, geralmente as pessoas nos falam: “Respire fundo!”.
Pois é, respirar fundo é respirar subindo e descendo a região do umbigo, completamente o oposto daquela respiração superficial curta e acelerada na parte superior do peito.

Sabe quando você vê um bebê respirando profundamente? Pois é, isso sim que é respiração completa, porque ele faz todo o processo de respiração corretamente, inspirando de forma profunda e expirando longamente. Por isso os bebês conseguem dormir e relaxar profundamente.

Voltando ao “respire fundo” que as pessoas geralmente nos alertam em momentos de tensão…
Essa é a forma correta de respirar, por isso, ela precisa se tornar um hábito no seu dia a dia. Mas calma, a respiração consciente não acontece da noite para o dia, isso requer treino e paciência.

O primeiro passo agora é você ficar mais atento e observar como está a sua respiração.
Dica: No início você vai lembrar de prestar atenção na respiração em momentos de agitação ou tensão, isso já é um bom sinal. Então, comece por aí e aos poucos com treino, você terá mais consciênca da sua respiração.

Respiração e Meditação

meditacao-respiracao

Para alcançar o estado meditativo, é fundamental ter controle sobre a respiração. Por isso, durante a meditação, a respiração deve ser suave, profunda e sempre pelas narinas.

Quando nos concentramos na temperatura do ar que entra e que sai, no movimento dos nossos pulmões, diafragma e do abdômen, a mente fica em segundo plano e isso facilita o relaxamento. Dessa forma, passamos a nos concentrar mais e alcançamos com mais facilidade o estado meditativo.

Recapitulando

1- Hoje você descobriu que a respirar corretamente é muito importante para a nossa saúde física, mental e emocional;
2- Descobriu também que a respirar corretamente, com o diafragma, melhora a qualidade de vida, reduz a ansiedade, pressão arterial, depressão e diabetes;
3- O mais importante… Você descobriu que a respirar corretamente, é respirar profundamente, como um bebê respira. Ou seja, subindo e descendo a região do umbigo.

Espero que vcocê tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha te ajudado! Nós verdadeiramente acreditamos que MEDITAR TRANSFORMA!

Se você quiser saber mais sobre respiração e meditação, cadastre seu e-mail no campo abaixo para receber nossos conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade Feliz com Você.

Ah! Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma pergunta, deixe seu comentário, ficaremos felizes em poder te ajudar!

Namastê,
Redação Feliz com Você

Comentários

Novos Comentários