Exaustão Mental: 7 atitudes tóxicas que você precisa evitar!

No artigo de hoje eu vou te falar sobre Exaustão Mental: 7 atitudes tóxicas e sintomas da Serenidade bloqueada.

Eu sou Amanda Dreher, criadora do FELIZ COM VOCÊ e do método MEDITAR TRANSFORMA!

Você se sente CANSADA, SEM ENERGIA para nada e quando chega o fim do dia tem a sensação de ter sido “atropelada”? 

Você acorda pela manhã INDISPOSTA e sem ÂNIMO para iniciar a sua rotina diária?  

A sua mente não consegue se “desligar” do trabalho, das contas para pagar, da casa para limpar, dos filhos para cuidar, das preocupações, das pendências a serem resolvidas? 

Exaustão Mental: As 7 Atitudes TÓXICAS que causam a Exaustão Mental

Se você respondeu SIM para alguma das perguntas acima, é provável que esteja passando muito tempo sem tirar um verdadeiro descanso, sem se afastar, se desconectar de tudo e tirar um tempo só para você . 

Eu vou te mostrar cada uma destas Atitudes Tóxicas, causadas pela AMNÉSIA CAUSAL que estão drenando a sua energia e te impedindo de ter mais disposição e SERENIDADE na sua vida.  

1) Começar o dia ATRASADA

O atraso matinal pode se dar através de uma noite MAL dormida. Quando dormimos menos, tendemos a acordar cansados, com aquela sensação de que recém tínhamos deitado na cama… e nesse caso, o que se costuma a fazer? Virar para o lado e dormir mais um pouquinho, nem que seja cinco minutos, só para não ter que levantar na hora exata em que o despertador toca. 

Você também começa o seu dia atrasada quando simplesmente acorda, liga a televisão, dá uma espiadinha nas últimas mensagens que recebeu no WhatsApp, olha seu e-mail, ao mesmo tempo vai preparar o café da manhã, sai correndo para não chegar atrasada no trabalho… enfim, quando você não tem uma ROTINA MATINAL para seguir e faz tudo rápido, preocupada com o que precisa ser feito depois. 

Se você costuma ter esse tipo de comportamento, tome cuidado, porque o que você faz nas primeiras horas da manhã, é o que vai determinar e dar qualidade para o restante do seu dia. 

2) Comer Apressada 

A Alimentação é uma das principais causas da Exaustão mental. Quando você se alimenta mal, seu corpo sofre. Se você é acostumada a comer depressa, em pé, fazendo outras atividades como mexer no celular enquanto está comendo, seu corpo sofre. Se você não tem o hábito de fazer refeições saudáveis, come alimentos muito gordurosos e doces em excesso, seu corpo sofre.  

As consequências de uma má alimentação não vão interferir apenas na sua forma física (que convenhamos é muito importante), mas também vão drenar a sua energia, te deixar cansada, indisposta, e provocar danos à sua saúde. 

Eu sei que o seu tempo é corrido, que você tem muitos afazeres, mas, quem não tem? Nada justifica você se alimentar de forma errada. Quando se trata de alimentação nem uma desculpa pode ser aceita! Todos temos as mesmas 24 horas do dia, é tudo uma questão de HÁBITO, reeducação alimentar, e a MEDITAÇÃO é a ferramenta que vai te ajudar nessas mudanças. 

Você é o reflexo do que você come, então, se não está se alimentando corretamente, está na hora de rever os seus hábitos e não deixar que ela seja uma das suas fontes de exaustão mental. 

3) RECLAMAR bastante 

RECLAMAÇÃO está muito presente no nosso dia a dia nos últimos tempos. 

Reclamamos do trabalho, do trânsito, dos filhos que fazem bagunça, do marido que não baixa a tampa da privada, do nosso corpo, do cabelo, enfim, de tudo!  

Um estudo realizado na Universidade de Stanfor, nos Estados Unidos, concluiu que em meia hora de reclamação, a negatividade que atraímos pode DANIFICAR o nosso cérebro. 

Reclamar não vai ser a solução dos nossos problemas, não vai curar nossas dores, trazer prosperidade, melhorar nossos relacionamentos. Reclamar não nos trás propósito algum, do contrário, suga a nossa mente e também é uma causadora de Exaustão mental. 

Pelo bem da sua saúde, pelo seu bem, pare de Reclamar! Não espere que alguém chegue até você e te peça isso. 

4) Aproveitar todo o tempo LIVRE para ficar no celular 

O celular se tornou uma ferramenta muito importante para a realização de diversas atividades, promove contato com a família e amigos através das redes sociais, jogos e aplicativos. Nele você tem a informação que quiser, na hora que quiser, bem na palma da sua mão.  

Tão prático que se tornou indispensável e hoje é comum você trocar as pessoas que estão à sua volta, deixar de desfrutar de um momento bom com as pessoas que você AMA para ficar postando e compartilhando nas suas mídias porque o “Mostrar” já é mais importante que o Viver o momento Presente, apreciar o que está ao seu redor. 

Experimente voltar a aproveitar o seu tempo fazendo coisas boas, curtir a família, ler um bom livro, se exercitar, praticar MEDITAÇÃO… Isso vai preencher você, te proporcionar coisas boas, novos conhecimentos. 

5) Dormir sem tomar Banho 

Pode até parecer bobagem, mas se você tomar um banho quente antes de dormir, pode aliviar todo o stress e ansiedade que adquiriu ao longo do dia, além ajudar a diminuir a taxa de calor que seu corpo perde. 

Sem contar que tomar um bom banho quente faz com que seu sangue circule melhor, vai aliviar os seus músculos e permitir que seu corpo relaxe completamente. Além disso, o banho ajuda a limpar sua mente de tudo o que te sobrecarregou durante o dia. Então, se você não tem um hábito de tomar banho antes de dormir, que tal começar implementa-lo na sua rotina? 

6) Dormir com a televisão ligada ou olhar o celular antes de dormir  

É um habito da grande maioria da população conferir o Smartphone ou ligar a televisão antes de dormir, para conseguir pegar no sono, mas isso faz com que nosso cérebro entenda que ainda não é a hora do sono, causa péssimas consequências, e o pior de tudo, que faz mal para a saúde. 

Tal comprovação foi afirmada pelo Médico professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia, Dan Siegel. Ele explica que, ao entrar em contato com a luz emitida pela tela do celular, nosso cérebro entende que ainda não é a hora de dormir, bloqueando a nossa produção de melatonina, um dos hormônios do sono que pode trazer diversos benefícios à saúde, como por exemplo, prevenir o câncer, calvície e enxaquecas. 

Entre os Efeitos Colaterais do sono curto estão a falta de atenção durante o dia, as dificuldades de memória e a menor capacidade de resolver problemas. 

Além disso, dormir pouco afeta nosso metabolismo. Você fica mais propensa a ganhar peso com o que come e tende a comer mais. Então, que tal dar a si mesma, 1 hora, pelo menos, e antes de ir para a cama se desligar da televisão e do celular? Tenho certeza que você vai começar a fazer isso para não sofrer com os terríveis efeitos colaterais do sono curto e se prevenir desta causa de Exaustão Mental.

7) Não fazer a HIGIENE DA MENTE

Você já reparou como você se sente infeliz e deprimido quando se deixa envolver por maus pensamentos? Você fica agitada, se aborrece por qualquer coisa, tudo parece dar errado. 

Há pessoas que não se preocupam com o modo de pensar e não tem o conhecimento de que isso interfere na sua qualidade de vida.  

A MEDICINA moderna, descobriu que a memória se instiga e todas as tensões mentais que temos, se desfazem quando focamos em pensamentos positivos. 

Quando pensamos melhor, agimos melhor, nos relacionamos melhor e, portanto, somos mais felizes quando cultivamos pensamentos elevados e positivos.  

A Higiene Mental é a chave do sucesso, ela impede que sua mente seja sugada pela Exaustão Mental. A melhor ferramenta para você fazer a Higiene diariamente é praticar MEDITAÇÃO, H.A.D ( Hoje, amanhã e depois…) como eu falo para os meus alunos START do curso Meditar Transforma START e INFINITYS do Programa INFINITY. 

Você se identificou com alguma dessas causas de EXAUSTÃO MENTAL? 

EXAUSTÃO MENTAL está fazendo parte do seu dia a dia? 

Não permita que a EXAUSTÃO MENTAL domine a sua mente e te impeça de ter uma melhor qualidade de vida! 

E se você quer começar estudar HOJE mesmo , recomendo que você assista ao meu VÍDEO sobre MEDITAÇÃO para INICIANTES – é só clicar AQUI!!

Eu ACREDITO verdadeiramente que MEDITAR TRANSFORMA!

Com Amor,

Amanda Dreher.

P.S: NÃO se esqueça de COMPARTILHAR esse POST com as pessoas que você conhece e sabe que estão sofrendo com a EXAUSTÃO MENTAL para que elas também possam se Beneficiar!

Basta clicar na opção Facebook, ou WhatsApp se você estiver pelo seu celular.

 

 

Comentários

Novos Comentários